Oração

Suplicar-me-eis e eu vos atenderei (Jeremias 29,12)

Assim o corpo necessita do alimento, a vida do espírito necessita da oração. A oração é um dos principais meios pelos quais se obtém o auxilio divino para que nos assemelhemos a Jesus. A graça é um dom divino que recebemos de modo gratuito. Além das graças recebidas diariamente, podemos encontrar ricas graças por meio da missa, dos sacramentos e da oração. Contudo para que a graça cumpra seu efeito em nós, é preciso que estejamos dispostos a acolhê-la e permanecer neste estado. A perseverança na oração é fundamental, porque nos move a valorizar a Santa Missa e os Sacramentos. Santa Teresinha nos ensina: “…a oração é um impulso do coração, é um simples olhar lançado ao céu, um grito de reconhecimento e amor no meio da provação ou no meio da alegria”.

Progresso na vida espiritual

A oração é a base para avançar na vida espiritual. Ela nos permite conhecer melhor a Deus, amá-Lo, servi-Lo e Nele confiar. Como nos diz Santo Agostinho: “Antes de falar de Deus é preciso falar com Deus”. O próprio Jesus nos mostra que cada passo seu era precedido pela oração. Antes de iniciar sua vida publica, Ele jejuou e orou no deserto. Antes de cada grande decisão Ele se retirava em oração. Antes de nos garantir a redenção, Ele dirigiu sua face ao Pai no Getsêmani.

A oração não substitui a ação. Ela é o fundamento do agir. É impossível pensar num apóstolo que não reze, pois sem Jesus nada podemos fazer. A missão é alimentada pela oração. Com a mesma intensidade que servimos, devemos orar como quem fala a um amigo. Portanto, todas as nossas ações devem ser permeadas pela oração diária e contínua.

“Vós, pois, orai assim” (MT 6,9)

Os discípulos de Jesus lhe pediram: “Mestre, ensina-nos a rezar” (Mt 6,6-13). Jesus nos indica uma oração de profunda intimidade com Deus. Uma oração que não se mede pela quantidade de palavras, mas pela intensidade da nossa relação com Deus que é nosso Pai. Uma oração que nos leva reconhecer sua santidade e honrá-la. Uma oração de quem está disposto a unir o seu querer com a vontade de Deus.

A oração sincera brota de um coração que confia na providência de Deus. Confiança de que Ele nos dá o pão de cada dia e a consciência de que o pão nosso material e espiritual devem ser partilhados com os irmãos e irmãs. Uma o ração própria de quem se coloca na presença Dele como “… um encontro da sede de Deus com a sede do homem” como diz Santo Agostinho.

Oração constante: “Estai sempre alegres: orai sem cessar” (1Ts 5,16-17)

Orar sem cessar consiste em dirigir todos os nossos pensamentos, palavras e ações a Deus. Podemos iniciar o dia, oferecendo tudo a Deus e participar da Santa Missa, unindo-nos ao sacrifício de Jesus. Podemos reservar alguns momentos para a meditação diária e rezar o terço, meditando os mistérios da nossa redenção. Até mesmo durante o trabalho é possível, fazer tudo com amor em espírito de oração.

Permanecer em sintonia com Deus, por meio da oração, nos leva a consciência de que tudo deve ser feito Nele, com Ele e por Ele. A oração nos ajuda a nos configurarmos a Cristo de forma que possamos afirmar como Paulo: “Já não sou eu que vivo, mas é Cristo que vive em mim” (Gálatas 2, 20). Portanto em todas as circunstâncias podemos dialogar com Deus, crendo que Ele tudo vê, tudo ouve e tudo pode.

Gesto concreto

Para que essa semana penitencial seja frutuosa, convidamos a todos a intensificar nossas orações pessoais e comunitárias, e assim próximos do Senhor, possamos estar abertos às graças que Ele derrama sobre cada um de nós.