Caridade

Nesta Procissão Penitencial meditaremos sobre a Virtude da Caridade. Entre as virtudes teologais a caridade é aquela que jamais passará, pois ela “é o vínculo da perfeição.” (Col 3,14). “A caridade cristã a todos se estende sem discriminação de raça, condição social ou religião; não espera qualquer lucro ou agradecimento. Portanto, assim como Deus nos amou com um amor gratuito, assim também os fiéis, pela sua caridade, sejam solícitos pelos homens, amando-os com o mesmo zelo com que Deus veio procurá-los.” (Ad Gentes, 12)

A caridade os impele a sair de nós mesmos ao encontro pobres, dos doentes e dos abandonados, disponibilizando o nosso tempo, dons e recursos materiais para socorrer a quem precisa de atenção, cuidado e acolhimento. Auxiliando o nosso próximo, nós estamos cumprindo o mandamento de Cristo que nos diz: “Amai-vos uns aos outros como Eu vos amei!” (Jo 15,12). Praticando a caridade o cristão torna visível o amor de Deus pelos homens, revelado em Cristo, e manifesta a Sua presença na terra até o fim do mundo.

Caridade é amor

Segundo São Paulo, “a Caridade não é interesseira, não se irrita, não guarda rancor não se alegra com a injustiça, mas se regozija com a verdade. Tudo crê, tudo espera, tudo desculpa, tudo suporta” (ICor.13,5-7). Portanto, a Caridade mais que um gesto e um ideal é o prolongamento de Cristo que dá a Si mesmo pela nossa salvação e santificação. Podemos praticá-la de muitas maneiras: por meio da acolhida a quem se encontra abandonado e com fome, através de uma visita a um doente ou perdoando a alguém por quem nos sentimos ofendidos.

“A carta aos Romanos diz: “a caridade de Deus foi derramada em nossos corações por meio do Espírito Santo, que nos foi dado” (Rm 5,5). É o Espírito Santo nos impulsiona a acolher o próximo em suas necessidades, físicas, espirituais, emocionais, econômicas, etc. Teremos sempre algo a oferecer aos irmãos. Na falta de condições financeiras para sanar a dificuldade material, podemos ainda oferecer um abraço, uma oração, uma palavra de ânimo para vencer uma situação difícil.

Caridade é amar sem medida

“Quem não ama o seu irmão a quem vê, não pode dizer que ama a Deus a quem não vê” (1 Jo 4, 20). O amor ao próximo é inseparável do amor a Deus. Pela perseverança na caridade, o amor humano alcança as qualidades do amor divino, ou seja, passa a ser bondoso, misericordioso, compassivo e justo. Quando somos dóceis ao Espírito Santo, professamos, com atos, palavras e obras, que o amor de Cristo transforma a qualidade dos relacionamentos humanos.

Tempos de crise, de pandemia e de dificuldades representam uma ocasião para a vivência da caridade, pois mostram as nossas fragilidades e se tonam propícios para o exercício da caridade, através das ações samaritanas de ver, sentir compaixão e cuidar. A caridade constrói pontes entre as pessoas, edifica hospitais onde os enfermos são tratados com dignidade e valoriza toda forma de vida. A caridade é alimentada pela fé e esperança de um futuro melhor.

Caridade, Caminho da salvação

São Jose Maria Escrivá nos ensina que: “A tua caridade deve ajustar-se, às necessidades dos outros; não às tuas”. Assim, ela é a mais perfeita virtude teologal, pois “a caridade jamais passará!” (1 Cor 13,8). Embora a fé e a esperança não sejam mais necessárias no céu, o amor vivido na terra a Nosso Senhor Jesus Cristo e ao nosso próximo se prolongará para todo sempre na eternidade. Toda ação caritativa vivida no aqui e agora será plenificada no céu.

Somos estrangeiros nesta terra como igreja peregrina, rumo ao céu que é a nossa pátria definitiva. Nessa jornada estejamos atentos a fim de que o egoísmo não nos desvie do caminho. O amor nos desafia a superar todo pecado para que, purificados e renovados, sejamos autênticos discípulos missionários de Jesus Cristo. Portanto peçamos: Jesus, acendei, em nossas almas, a chama da caridade para que, sejamos um farol do Vosso amor na Igreja, em nossas famílias, na sociedade e nas periferias do mundo. Amém!

Gesto concreto

Com o espírito alimentado pelas orações e jejuns, façamos o propósito de durante esta semana exercitarmos as virtudes da paciência e da temperança que são frutos do amor ou seja da caridade.